Hoje o post está recheado de tendências para esse ano de 2021 nos casamentos. Estamos numa era diferente não é mesmo? Podemos dizer que existe um mundo antes e um pós Covid-19. Mudanças e adaptações surgiram em todas as áreas, inclusive a de eventos. Sendo assim, temos muito o que conversarmos né?

As Tendências surgem com a mudança de comportamento da sociedade e amo analisar isso. Vou separar por tópicos :

CASAMENTOS MINIMALISTAS

A essência do minimalismo é optar por tudo aquilo que for mais essencial. É um estilo de vida que tem ganhado mais adeptos a cada dia e sua forte expansão vem refletindo nos casamentos, principalmente com a pandemia, onde podemos refletir no que realmente é essencial para nossa vida. A Netflix inclusive lançou um documentário sobre o minimalismo.

Duas palavras combinam para conseguirem visualizarem um estilo minimalista para o casamento: simplicidade + elegância. O minimalismo não tem a ver com o ser feio, de baixa qualidade, mas sim com o funcional, prático e que de certa forma garante o fim ao qual é destinado. Segue abaixo alguns elementos que rementem a ideia do minimalismo.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA NOS CASAMENTOS

Muitos casamentos já distribuem na entrada da cerimônia álcool em gel e máscara. Em alguns casamentos, o segurança ou a equipe da cerimonialista até medem a temperatura dos convidados.

Fotos retiradas do Pinterest.

MICRO E ELOPEMENT WEDDINGS

Com as restrições do número de convidados para evitar grandes aglomerações, cresce ainda mais o formato de casamentos mais intimistas. Aqui no blog temos uma matéria bem bacana explicando a diferença entre os formatos de mini, micro e Elopement Wedding e para ter acesso, só clicar aqui.

Temos vários posts aqui no blog no formato Elopement Wedding, caso queira conhecer melhor só clicar aqui.

Fotos: Sintonia Fotografias

CASAMENTOS AO AR LIVRE

Não é novidade que esse estilo de casamento vem ganhando força ao longo dos anos. A beleza da natureza garante um cenário romântico e bucólico atraindo a atenção das noivinhas, românticas, principalmente.

LIVE STREAM

São as transmissões ao vivo do casamento. Já existem empresas especializadas neste serviço e alguns videomakers estão oferecendo também, com aquela qualidade de live de shows sabe? Os noivos enviam os links da transmissão ao vivo para os convidados poderem acompanhar toda a cerimônia do casamento e até parte da festa, dependendo do pacote da LIVE STREAM.

Esse serviço creio que irá perdurar, mesmo com o fim da pandemia. Até porque, existem casamentos com convidados de fora do Estado ou país e a LiveStream é uma oportunidade de participarem do casamento mesmo que distantes.

Eu vivenciei algumas experiências de relatos de familiares e convidados emocionados assistindo minhas lives e coberturas de casamentos que faço pelo instagram do @dentrodocasamento. Pessoas em outros países e Estados que por várias circunstâncias ficaram impossibilitadas de participarem do evento presencialmente, se sentem fazendo parte daquele momento por meio das lives e coberturas via stories.

BOX DO CONVIDADO/ WELCOME BOX

As “Welcome Box” são box/caixas/kits que os noivos fazem e deixam nos quartos de hotéis dos convidados, em especial quando é destination wedding. Com a pandemia e as liveStream, aflorou a criatividade e uma forma de interagir mais e proporcionar sensações de pertencimento daquele momento, os noivos estão enviando as Welcome boxs/ Box do convidado, para as residências dos convidados que não poderão estarem presentes fisicamente no casamento.

O que conterá no Kit vai da criatividade de cada casal de noivos, mas sugiro que tenha algo doce e salgado para comer, uma espécie de petiscos, latas ou mini garrafas de bebidas, um bem casado e/ou doces gourmets , 01 fatia de bolo, de preferência do mesmo que será servido na festa de casamento propriamente dita.

A entrega dessas box pode ser com empresas de serviços de logísticas e aqui no Espírito Santo conheço e indico a Invito Log.

Fotos retiradas do Pinterest

CASAMENTOS PERSONALIZADOS

Essa é uma característica em forte crescente já alguns anos e se reafirma este ano. O estilo do casal está cada vez mais refletido nos itens do casamento. Desde o convite à mesa de saída da festa. Por exemplo, se o noivo é apaixonado por cuscuz, ter esse elemento no casamento conecta com a essência dele e sua memória afetiva. Se a noiva é artesã, ter algum elemento na decoração que represente sua essência, e por ai vai. Outra ideia são os porta retratos ou varais de fotos em ordem cronológica do relacionamento dos noivos.

Além disso, mensagens motivacionais e bíblicas como fontes de inspiração na decoração do casamento, devido, principalmente ao momento de pandemia vivenciado globalmente, é uma boa pedida.

Fotos retiradas do Pinterest

PALETA DE COR CINZA “ULTIMATE GRAY” E AMARELO “ILLUMINATING”

São as cores eleitas pela Pantone 2021 e o bom senso é importante na hora de aplicar essas duas cores. Na minha opinião, usar de forma bem singela para não ficar deselegante.

Foto retirada do Pinterest

DECORAÇÃO

No que se refere a decoração teremos dois estilos fortes e bem opostos: Os tons neutros, pastéis com estilo minimalista e em contrapartida decorações com cores fortes e vibrantes. Não vejo problema em unir os dois estilos: minimalista com cores fortes.

E aí? Gostaram das dicas!

Existem noivos que estão oscilando nos desejos da festa que variam conforme a situação da pandemia. Mas a verdade é que alguns desejam adiar o quanto podem o casamento para realizarem aquele festão, já que venceram o momento da pandemia e de terem que adiar o grande dia. Já outros, e a maioria que ao meu redor, estão se organizando para casamentos intimistas, pois estão aproveitando o momento da pandemia para restringirem a lista de convidados e economizarem na festa.

Foto de capa: Juliana e Fagner Fotografias