Oie meus amores!!! Hoje o conteúdo é para toda família. Vem comigoooo!

Desde quando conheci a Chris Bersot em 2016 quando estava noiva, meu olhar para a mesa mudou completamente. Para quem não conhece, a Chris é assessora de etiqueta à mesa e Palestrante. Construímos uma amizade e uma troca que levo por toda minha vida. Em suas palestras e cursos, Chris sempre “bateu na tecla” de trazer as famílias para dentro de suas casas, para que construíssem laços fortes, relacionamentos sólidos e por consequência casamentos saudáveis e famílias estruturadas. Por incrível e simples que pareça, o sentar à mesa é um poderoso aliado nessa conquista.

A pioneira desse forte movimento é a Devi Titus, autora e preletora internacional residente em Dallas, nos EUA.  Considero a Chris uma das pioneiras no Brasil, ela seria a Devi brasileira com suas peculiaridades. Esse movimento vem ganhando ganhando força exponencialmente, pois tem transformado a vida de milhares de mulheres e consequentemente de famílias.

Fui praticamente mentoreada pela Chris na minha fase de noiva. Ela foi até minha casa e me deu uma consultoria a respeito das minhas taças, pratos, copos, a respeito do que seria harmônico e útil para mim. Isso me facilitou muito e fiz algumas trocas dos presentes de casamento podendo aproveitá-los muito melhor. Porém, muito mais do que as dicas práticas de casa, arrumar mesa e etc, ela me incentivou a valorizar os momentos à mesa. Depois que casei fiz alguns workshops com ela e sempre aprendi muito.

Em setembro de 2019, fui convidada pela Rose, uma grande amiga da família, a fazer a mentoria do lar, que é a mesma mentoria que a Devi Titus faz nos EUA. Rose me contou que sua irmã que mora em Manaus teve a oportunidade de conhecer pessoalmente a Devi e participou lá nos EUA da sua mentoria. Ela se apaixonou pela mentoria do lar e retornou ao Brasil expandindo o movimento. Como eu já tinha noção do poder desse movimento que conheci através da Chris Bersot, topei na hora em fazer parte da mentoria na casa da Rose.

A mentoria é toda baseada no livro da Devi “Experiência do Lar“. O valor do curso era apenas o valor do livro, um custo super baixo para adquirir um conhecimento transformador que se leva por gerações.

Tanto o que aprendi com a Chris e com a mentoria do lar na Rose, me fez abrir os olhos que precisava lutar contra a maré do mundo para garantir meu casamento sadio. Antes da pandemia o mundo estava num ritmo tão frenético de “correr atrás”. Mas o que seria o correr atrás? Correr atrás do trabalho, de fazer cursos, de ganhar dinheiro, de consumir mais informação,  mais moda e mais entretenimento….. Entramos num piloto automático, de forma que mesmo parados não estávamos acostumados a apenas ficarmos parados, contemplando o momento presente, sem ter que olhar para tela do celular e vê se há alguma nova notificação.

É muito comum as pessoas “fugirem” de seus problemas se preenchendo com as distrações do “estou muito ocupada correndo atrás…” que citei acima. Um sentar à mesa, sem celular, olho no olho com troca de ideias, sonhos, ajustes de desacordos numa verdadeira troca de amor, estava cada vez mais longe da realidade de milhares de famílias.

Essa parada mundial é um convite para a introspecção, para a reflexão de forma profunda do que estamos fazendo com a nossa vida, se estamos apenas sobrevivendo ou se estamos vivendo com propósitos e aproveitando a vida em abundância que nos foi dada pelo Criador. Acho que Ele viu que a humanidade não conseguia contemplar a perfeição de um momento em família e tem feito muitos aprenderem na “marra”.

Não tem como em 01 post eu contar tudo que aprendi com a Chris e com a mentoria do lar na Rose, mas já que eu fui abençoada de ter tido essa oportunidade, vejo que é um dever meu estimular vocês leitores a se aprofundarem nesse assunto para que consigam visualizar a grandeza desse movimento.

Se você não tem o hábito de sentar à mesa com sua família, comece a mudar a partir de hoje, peça em suas orações estratégias para juntar sua família e criar conexões que muitas vezes já estavam frias, distantes ou tão irritadiças. O amor é a cura para TUDO! Tudo mesmo! E isso é bíblico e a ciência já consegue provar a fonte de poder que o amor possui.

Para te ajudar com ideias vou falar sobre uma tendência baseada no estilo de culinária originário da Oceania: Grazing Table. O estilo da grazing table é espalhar comida pela mesa de forma harmônica e que encha os olhos. O conceito é montar e servir frios como frutas, frutas secas, pães, geléias, castanhas… nada de pratos quentes. Uma mesa apetitosa com os olhos e automaticamente com o sabor para que você reúna a família por pelo menos algumas horas na mesa. É a famosa tábua de frios, porém estilizada. Pode personalizar de acordo com o gosto de cada um e restrições alimentares também.

A ideia é se divertir com uma boa conversa, longe dos celulares, dando boas risadas. Isso gera uma tremenda saúde mental e uma família abençoada. Como são alimentos que dá para ir degustando aos poucos, conseguimos ficar mais tempo ao redor da mesa, porém obviamente vocês podem fazer os tradicionais almoços ou jantares em família, a ideia é investir tempo de qualidade na mesa, independente de qual estratégia você irá usar.

Depois faço um post mais específico sobre a grazing table nos eventos, mas ela é tendência inclusive nos casamentos. Uma mesa decorada no estilo “gazing table” é bem apetitoso e lindo de ver.

Vou deixar algumas inspirações lindas:

Quanto as bebidas você escolhe conforme o horário que irão servir a grazing table. Você pode fazer em casa ou pedir delivery de drinks com ou sem álcool, caso queiram preparar uma grazing table a dois. O Barlavento nossos parceiros do blog, liberou receitinhas aqui pra gente divulgar. O lindo beach bar & lounge fica em Vitória, no Espírito Santo. Para você que é de outro Estado pode procurar algum bar que faça entrega de drinks ou pode preparar o seu próprio drink.

O head Bartender Borracha liberou três receitas do Barlavento para você fazer em casa:

MOJITO
Rum Bacardi,Limão,Hortelã, açúcar e Água com Gás.
num copo long drink alto adicionar
Folhas de hortelã
2 colheres de chá de açúcar
25 ml de suco de limão
Macerar levemente
Adicionar gelo
70 ml de rum Bacardi
Mexer bem com uma colher
completar com água com gás.
Decorar com uma rodela de limão e um ramo de hortelã.

APEROL SPRITZ
Aperol,Laranja e Espumante.

numa taça adicionar gelo.
70 ml de aperol
20 ml de suco de laranja
completar com espumante
misturar os ingredientes e decorar com meia fatia de laranja.

GIN TÔNICA FLOR DE HIBISCO
Gin,Água Tônica,Flor de Hibisco,Limão Siciliano e Alecrim.

numa taça de gin tônica adicionar
flor de hibisco
bastante gelo
20 ml de limão siciliano
70 ml de gin
completar com água tônica
mexer bem os ingredientes
decorar com uma rodela de limão siciliano e um galho de alecrim.

Caso queira fazer pedido de drink do barlavento por delivery, saiba mais clicando aqui!

Para você que já quer se inspirar para o dia dos namorados tem posts de 2018 e 2019 que fiz junto com a Chris Bersot para vocês. Tem muita dica mara!

Dia dos namorados e mesa posta 2018: https://dentrodocasamento.com.br/dica-de-mesa-posta-para-o-dia-dos-namorados/

Dia dos namorados e mesa posta 2019: https://dentrodocasamento.com.br/receitas-praticas-e-inspiracoes-de-mesa-posta-para-o-dia-dos-namorados/

Para acompanhar dicas sempre maravilhosas sobre mesa posta, siga a Chris Bersot no instagram @chrisbersot. 

Sobre o livro da Devi: livro que eu tenho da “Experiência do Lar” é a edição mais antiga de capa preta. A edição atual é de capa branca. Quem quiser ver o livro vou deixar o link aqui.

Beijoooss! Espero que tenham gostado. Pratiquem bastante!