A presença das demoiselles ou “amigas da noiva” ou “bridesmaids” é um costume norte americano e europeu que vem conquistando cada vez mais espaço entre as noivinhas brasileiras. Conquistou meu coração e no meu casamento tive 07 demoiselles.

Demoiselle (donzela em português) nada mais é que uma dama de honra adulta ou até mesmo adolescente. Existem as daminhas, que são as criancinhas, e existem as demoiselles, que são as crescidinhas  (rsrs).

Para compor o look das minhas demoiselles, escolhi a cor azul serenity após me apaixonar pela paleta da PANTONE 2016 . O modelo foi padrão, o que é muito comum para demoiselles e me inspirei no estilo grego para usarem. O resultado foi que modelo e cor proporcionaram a leveza e o romantismo que eu queria. O arremate final foi a música de entrada delas: “My Girl” (VEJAM SÓ O VÍDEO DE ENTRADA DELAS, coisa lindaaaa!!!!)

Como sempre vejo dúvidas entre as noivas sobre as demoiselles, vou fazer umas perguntas com respostas, para facilitar a vida, ok?

01. Além das demoiselles, posso ter madrinhas, daminhas e pajens?

R: Sim, claro! Estamos no Brasil com nossas adaptações e gostos, então relaxem quanto a isso. Até porque quando se trata de sonho de noiva, muita coisa pode ser reinventada, vira e mexe vemos uma novidade!

No meu casamento, por exemplo teve todo mundo! hahaha

02. Quando e como as demoiselles entram no cortejo?

R: Pode ser antes da entrada da noiva (mais comum) ou logo depois. No casamento da princesa Kate Middleton,  a sua irmã Pipa foi  sua demoiselle e  entrou logo em seguida da Kate.

Podem entrar em fila única ou em pares. No meu casamento entraram em fila única por dois motivos: Eram 07 demoiselles e como eu tinha os casais de padrinhos, não queria prolongar muito o cortejo para não ficar cansativo.

03. Tem quantidade específica?

R: Tanto faz… basta bom senso.

04. Qual a função da demoiselle?

R: São as amigas da noiva. A função é semelhante a das madrinhas, ajudam a organizar os chás, despedidas de solteira, etc. Enfim, ajudam a noiva no que ela precisar!!

                                                                                     DICAS:

01. Lembre-se de escolher um modelo que seja adequado para o corpo de todas as demoiselles. Fiz um grupo no whatsapp após convidá-las e enviei um vídeo explicativo para elas e ao mesmo tempo as deixei livres para opinarem sobre o modelo escolhido, e todas gostaram, obaaaaa!!!

02. Tente selecionar uma mesma costureira para todas ou para o maior número de demoiselles possível. Isso evita problema de diferenças de modelos. É claro que se a diferença for pouca não tem problema, mas tem costureira que viaja (é ou não é?). Nessas hora é bom ter noção e cuidado, para escolher uma costureira que cobre um valor justo e que se encaixe no bolso de todas.

Vamos as fotinhas de inspiração? As 06 primeiras são as minhas e as demais são inspirações:

 

Os buquês das minhas demoiselles são da Acessórios Mabelle ( ig: @acessorios_mabelle)

Beijos e até a próxima =D