Por Luísa Guzzo de Farias, Arquiteta e colunista do Blog.

Insta: @luguzzoarquitetura

Decorar o quarto de casal dos seus sonhos não é um trabalho fácil. É natural sonharmos com um quarto grande e espaçoso, mas quando nos deparamos com as construções modernas, principalmente para quem vai morar em apartamento, é cada vez mais comum encontrarmos cômodos cada vez menores, com cozinha, sala, varanda e também quarto de casal pequeno. Pensando nisso, prepararei algumas dicas para melhor aproveitar o quarto de casal pequeno.

No quarto de casal pequeno, temos que aliar conforto, beleza e funcionalidade e, por isso, se fazem necessárias soluções inteligentes para a decoração, otimizando o espaço. O desafio pode parecer grande, pois o quarto de casal abriga duas pessoas com seus pertences, além da decoração e objetos pessoais de cada um.

Não podemos negar que a cama é o móvel mais importante do ambiente, sem sombra de dúvidas! Então, invista numa cama de qualidade, que caiba nos seu orçamento e no tamanho do quarto.

Quanto ao tamanho, deixe um espaço para a saída dos dois lados da cama de casal e deixe o espaço para poder abrir o armário e trocar de roupas sem problemas. O recomendado é um espaço de 60 cm para a circulação. A cabeceira para a cama não deve ocupar muito espaço, prefira as mais horizontais para dar a sensação de amplitude.

Uma boa iluminação no quarto já é meio caminho andado na decoração do espaço. A iluminação tem o poder de deixar o quarto aconchegante quando se usa a luz indireta. É preferível trocar o abajur por pendentes ou arandelas para ganhar espaço em cima do criado.

guarda-roupa é outra peça essencial na hora de montar a decoração do quarto de casal pequeno. Uma marcenaria bem trabalhada faz toda diferença nesse momento. O ideal é que ele tenha portas de correr, caso não seja possível, invista em móveis claros, espelhados e embutidos, pois otimizam o espaço e deixam o ambiente elegante. E, para aproveitar mais o espaço, pode também usar prateleiras para quarto.

Qualquer guarda-roupa embutido que tivermos em casa sempre nos trará a sensação de ser pequeno. Nunca teremos espaço suficiente para guardar as nossas coisas, por isso, se possível, planeje o guarda roupa de acordo com sua necessidade. A divisão em partes para cada pessoa é muito importante e as dimensões devem variar de acordo com as necessidade de cada um, como tamanho de cabideiro, quantidade de gavetas e espaço necessário para sapateiro. Outra forma de ganhar espaço são as camas baú ou armários sobre a cabeceira da cama.

Os espelhos são super recomendados para quem quer decorar um quarto pequeno, afinal, o seu reflexo ajuda a maximizar o espaço. Uma das opções para fixação é na parede superior da cama, no entanto, a mais popular é junto das portas de correr de armários embutidos.

Contudo, é importante ressaltar que para essas dicas funcionarem, paredes, piso e teto deverão receber cores claras. O recomendável é que não haja exagero de cores nem de detalhes. Eles devem ser reservados para itens que possam ser facilmente substituídos, como roupa de cama, almofadas e objetos decorativos.

Gostaram?

Beijos!!