Hoje você sairá craque sobre esse tema e ter essas informações pode te deixar mais confiante. Ao final deste post você saberá os protocolos de entrada na cerimônia religiosa e fará bonito. 

Quem realmente precisa e deve saber dos protocolos é a sua cerimonialista. Mas é legal você saber, porque assim consegue já ficar mais esperta caso haja alguma falha no cortejo ou falta de informação da cerimonialista, como já vi acontecer algumas vezes. O ideal é a cerimonialista fazer um ensaio antes do casamento ou enviar um vídeo ou texto, explicando o cortejo.

Regras de acomodação:

Conforme protocolo, a noiva se posiciona ao lado esquerdo em relação aos convidados que ficam virados para o altar. O lado esquerdo corresponde o assento de familiares e amigos da noiva e o lado direito é reservado para o noivo e seus familiares e amigos. Antes, o correto seria as famílias se sentarem de forma correspondente ao lado dos noivos. E o uso das fileiras correspondia o grau de parentesco. Todavia, hoje não há essa regra, os convidados escolhem livremente seus assentos. Caso os noivos queiram, reservam-se apenas a primeira fileira de assento.

Os primeiros bancos, geralmente se destinam aos familiares de 1º grau e amigos mais próximos .

Quando os pais dos noivos não se posicionam em cima do altar, ao lado dos filhos, os primeiros bancos da cerimônia serão reservados para eles. A mesma regra de acomodações é aplicada aos padrinhos.

Entrada do Cortejo:

Para iniciar essa parte, antes gostaria de simplificar para que toda vez que for ler lado esquerdo ou direito representa com base em quem for olhar para o altar, ou seja o olhar dos convidados. Vamos lá?

1º – É comum adotarem duas opções na entrada do cortejo –  Pode ser o noivo + a mãe ou os padrinhos. Prefiro a primeira opção porque além dele poder assistir todo o cortejo, pelo cristianismo ter o noivo abrindo o cortejo representa a abertura do altar para o início da junção de duas famílias. Noivo do lado direito e mãe do noivo lado esquerdo.

2º  – Pai do noivo + mãe da noiva  – O Pai do noivo lado direito e mãe da noiva lado esquerdo. Ao chegarem ao altar cada um ficará no lado correspondente de seus filhos, mãe da noiva lado esquerdo e pai do noivo lado direito.

3º – Padrinhos – Os padrinhos entram de forma intercalada, padrinhos da noiva para o lado esquerdo e do noivo para o direito que será justamente a posição dos noivos no altar. No meu caso, eu não tive essa divisão muito exata, foi bem miscigenado, pois tinham padrinhos do filipe com madrinhas minhas, não há problema nisso. As madrinhas entram do lado esquerdo, elas seguram no braço esquerdo do homem. Perceberam que todas as mulheres do cortejo entram pelo lado esquerdo? Exceto a noiva.

A ordem dos padrinhos é feita por grau de parentesco com os noivos. Por exemplo: casal de irmãos, tios, primos, amigos. Caso algum irmão ou primo entre com algum amigo do casal, prevalece o parentesco.

4° – Demoiselles – as amigas da noiva. No meu casamento tive padrinhos e demoiselles.

5º – Pajens e Floristas – A ordem é feita por idade. Primeiro as floristas, caso tenha e depois os pajens e daminhas.

6º – Entrada da noiva – Esse é o momento que há muitas expectativas e grande emoção. Logo após que o pajem e/ou dama entram, a porta da igreja se fecha e então, a noiva se posiciona para entrar.

A noiva dará o braço esquerdo para pessoa que estiver conduzindo-a até o altar. A noiva entra segurando o buquê com a mão direita. Ou seja, a noiva entra pelo lado direito e ao encontrar o noivo no altar, ela troca de lado e deve colocar o buquê na mão esquerda. Ou seja, no altar a noiva fica do lado esquerdo.

Atraso da entrada da Noiva:

Há uma tradição com relação a um pequeno atraso,  e conforme o protocolo esse atraso não pode passar de 15 minutos após o horário do convite. Esse atraso é para que todos os convidados consigam chegar. Caso a cerimônia seja em lugar longe da noiva e dos convidados a tolerância é de 30 minutos. Mas na prática a maioria já deixa a tolerância de 30 minutos.

Não há obrigatoriedade para cumprir os protocolos. Os noivos podem se adequar as suas realidades, particularidades e desejos.

Saída dos noivos: 

Antes de efetuarem a saída, os pais cumprimentam os noivos. Em alguns cortejos o cumprimento também se estende a todos os padrinhos.

Nesse momento da saída pode fazer uma foto posada da família no altar.

É importante observar se não ficará muito longa a cerimônia, caso os noivos fizerem os cumprimentos com todos os padrinhos. Isso vai depender do horário que iniciou, se houve atraso ou não, se a palavra não foi muito longa, se a quantidade de padrinhos não é muito grande. Eu particularmente não vejo muita necessidade já que os noivos farão as fotos protocolares e nesse momento então pode combinar os cumprimentos de forma mais rápida, em especial se os noivos fizerem as fotos com cada casal de padrinhos de forma individual ou de dois em dois casais.

Na saída, haverá uma inversão em relação à ordem da entrada, de forma que os primeiros que saem são os noivos. Porém se tiver chuva de arroz, os noivos deverão sair por último.

A forma mais comum é, saem os pais do casal, seguidos pelos casais de padrinhos intercalados (da noiva e do noivo); crianças e por fim, os noivos.

Espero poder ter esclarecido bem sobre esse tema.

bjooo!

Foto capa: Albertazzi Fotografias