A fase de noiva é uma das mais lindas na vida da mulher, afinal a maioria sempre sonhou em ser noiva, casar com um vestido lindo e por aí vai. Porém, é comum que nessa fase a noiva se veja sufocada e pressionada, gerando um acúmulo de stress e ansiedade. Conheço inúmeros casos de noivinhas que sofrem com crises de ansiedade. Sei até de noiva que parou no hospital achando que estava tendo um infarto, mas na verdade era “apenas” uma crise de ansiedade =/.

Eu mesma passei por uma fase de ansiedade complicada. No meu caso vários imprevistos foram me desestabilizando e gerando muito desconforto emocional. Minha ansiedade não se resumia ao medo de tudo dar errado, mas sim ao receio de não conseguir fazer acontecer o meu casamento. Mas aconteceu e foi lindo!!!!!

Precisamos colocar em nossa cabeça que o principal do casamento é quem você escolheu para estar ao seu lado.

Deixo aqui para vocês algumas dicas que funcionaram comigo. Contei com a ajuda da minha amiga psicóloga Luíza Ramos.

1ª dica: A alimentação é um fator fundamental de interferência em nossas emoções, sabia? Ela trabalha para o bem e para o mal, então tome cuidado!!

Os VILÕES para a ansiedade são:

  1. Cafeína: por ser um estimulante do sistema nervoso, a cafeína pode aumentar a ansiedade em algumas pessoas, por isso os ansiosos devem evitar tomar muito café e, principalmente, suplementos à base de cafeína. Outros alimentos como guaraná e chás (chá preto, chá mate, chá verde e outros chás da camellia sinensis) devem ser consumidos com cautela, pois também são fontes de cafeína.
  1. Gordura saturada: presente em alimentos de origem animal, especialmente carnes, provoca aumento da inflamação no organismo, prejudicando o sistema nervoso, além de aumentar o cortisol, hormônio do estresse.
  1. Bebidas alcoólicas: geram rápida sensação de euforia, que pode provocar um efeito rebote logo em seguida, aumentando a ansiedade. Além disso, atrapalham a absorção e a ação de vitaminas e minerais importantes para a liberação de neurotransmissores que controlam o humor.

      4. Carboidratos refinados (como farinha de trigo, açúcar branco e arroz branco): não são fontes de

não são fontes de               triptofano e vitaminas e minerais importantes para o controle da ansiedade, como os carboidratos integrais.                   Também agravam a compulsão alimentar, pois geram rápida sensação de bem-estar e satisfação, mas é uma                   sensação que passa muito rápido, gerando mais ansiedade e necessidade de comer carboidratos. É um                               mecanismo parecido com o álcool e outras drogas que geram picos de satisfação, mas quando o efeito passa fazem nosso corpo pedir mais para ter a mesma sensação boa.

  1. Alimentos altamente industrializados: são ricos em aditivos químicos (corantes, aromatizantes e conservantes), que aumentam a inflamação e liberação de cortisol, além de prejudicarem o sistema nervoso.

Os AUXILIADORES no combate à ansiedade:

  1. Vitamina C: ajuda a controlar o estresse e reduz o risco de desenvolvermos ansiedade e insônia. A vitamina C auxilia na produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, como a serotonina. Além disso, auxilia na redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Onde encontrar? Frutas cítricas, caju, morango, mamão, kiwi, goiaba, além de vegetais como pimentão e brócolis.
  1. Vitamina D: manter níveis adequados de vitamina D evita sintomas de ansiedade e até psicose. Onde encontrar? Alguns alimentos que fornecem vitamina D são gema de ovo, cogumelos e sardinha. Tomar sol – 15 minutos de sol por dia também ajuda a obter a vitamina D. Suplementos vitamínicos que vendem na farmácia. Eu tenho que repor minha vitamina D e uso o ADERA D3 ( já usei de 7.000 udl e 50.000udl) por semana, mas é bom consultar seu médico e fazer um exame de sangue antes, para saber se precisa repor e qual quantidade.
  1. Vitaminas do complexo B (especialmente a vitamina B6, além de B1, B5, B9 e B12): importantes para a conversão de triptofano em serotonina, ajudam a combater a ansiedade, inclusive durante a TPM. Onde encontrar? Cereais integrais, germe de trigo, banana, oleaginosas como a avelã e vegetais verde-escuros, como o espinafre.
  1. Magnésiotem ação antidepressiva, reduz sintomas de fadiga (como músculos tensionados e tremor nos olhos) e melhora a qualidade do sono. Onde encontrar? Sementes oleaginosas como castanhas e chia, na banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural e cereais integrais, como o arroz integral.
  1. Zinco: melhora a qualidade do sono e está envolvido com diversos processos do sistema nervoso, que podem evitar a ansiedade e depressão. Onde encontrar? Semente de abóbora, soja e castanhas.
  1. Outros: chás de camomila, maracujá e melissa têm ação ansiolítica (combate à ansiedade).
  1. Aminoácido triptofano: é o aminoácido que é convertido em serotonina, neurotransmissor do bem-estar e relaxamento, e por isso pode ter papel importante no tratamento da ansiedade, ajudando também a reduzir a compulsão por doces e carboidratos, que podem ser recorrentes da ansiedade e da baixa de serotonina. Onde encontrar? O triptofano pode ser encontrado em suplementos manipulados, prescritos por médico ou nutricionistas, além de alguns alimentos, como: cereais integrais (principalmente a quinoa e a aveia), leguminosas (feijão, soja, lentilha e grão-de-bico), oleaginosas (avelã, castanha-do-Pará, nozes, amendoim) e leite.

Fonte: https://www.natue.com.br/natuelife/veja-como-a-alimentacao-pode-agravar-ou-diminuir-a-ansiedade.html

Se o seu café da manhã consiste apenas de uma torrada ou cereal, você pode se sentir nervoso horas depois. Muita gente come carboidratos no café da manhã sem alguma fonte de proteína.

Uma refeição só com carboidratos vai disparar o nível de açúcar no sangue e em seguida desabar. Adicionar 20 a 25 g de proteína no seu café da manhã, com ovos, iogurte, queijo ou whey protein, vai manter seus níveis de energia, hormônios e açúcar no sangue estáveis.

Proteínas levam mais tempo para seu estômago digerir e você vai se sentir saciado por mais tempo, ajudando seu corpo a evitar quedas no açúcar do sangue que pode disparar sentimentos de ansiedade.

Doces em excesso, especialmente aqueles com açúcar refinado, como bolo e chocolate, podem colocar os níveis de açúcar no seu sangue em uma montanha russa nada agradável.

O açúcar está associado ao aumento da ansiedade, mas é mais uma questão de efeito imediato. O açúcar lança dopamina no cérebro, um neurotransmissor responsável pelas reações emocionais e pela capacidade de experimentar prazer.

A dopamina te da aquela descarga alta de prazer e depois diminui. É o efeito do açúcar deixando seu corpo que aumenta a ansiedade.

Indivíduos que tem ataques de pânico poderiam confundir a tremedeira causada pela queda dos níveis de açúcar no sangue com sintomas de um ataque de pânico. Para contornar esta situação, procure comer mais legumes, como cenoura e pimenta vermelha, ou frutas, como maçã.

Fonte: http://ansiedadepanico.com/2015/03/30/8-habitos-alimentares-que-podem-agravar-a-ansiedade/

2ª dica: Pratique alguma atividade física (é sério, ajuda muito), veja porque:

A atividade física estimula a produção do famosinho hormônio: SEROTONINA. Essa substância já existe de forma natural em nossa caixola. Trata-se de um neurotransmissor que conduz a transmissão de um neurônio para o outro agindo na regulação do sono, controle da temperatura do corpo, do apetite. Outra função bem conhecida é sua ação sobre o cérebro, pois promove alteração química capaz de gerar grande sensação de alegria ( uhulll bora buscar serotonina ), não é a toa que é conhecida como o hormônio do bem-estar.

3ª dica: Separe um tempo do seu dia para fazer algo que goste, escutar uma música, dançar, correr, assistir séries, ler um livro.

4ª dica: Tente manter o máximo de organização e planejamento, mas sem se preocupar muito com o imponderável. Isso evita decepções, frustrações e ansiedades. Veja aqui meu post sobre planejamento do casamento com um organograma e check list.

5ª dica: Exerça sua fé.

Conheço várias histórias de noivas que sofrem com ansiedade, a crise financeira tem sido uma das principais causas, mas eu creio que tudo tem um propósito maior e vem Daquele que crê na instituição do casamento e torce por ela: DEUS! Confie Nele e acalma a alma noivinha!

6ª dica:Ame muuuuuuitooooo aquele que deu origem a tudo: O noivo. Curta ele bastante, não descarregue o stress agredindo-o verbalmente, sem paciência…Sem o noivo não tem união, relacionamento, casamento… Cuidado para não focar na festa e demais itens materiais do casamento e se esquecerem de dar atenção, carinho e afeto ao seu futuro marido!

7ª dica:Por fim, divirta-se o máximo que puder, porque você terá saudades, mesmo com todas as intercorrências não planejadas, nervosismos….

Obs:  Essas fotos são do meu making off e a careta da primeira foto nem sei por qual motivo ela saiu kkkkkkk, graças a Deus no dia eu estava super feliz.

Grande beijo e até a próxima!

Jéssica Dias