Por Luísa Guzzo de Farias, Arquiteta e colunista do Blog.

Insta: @luguzzoarquitetura

Você sabe o que é um “moodboard” e como ele pode te ajudar?

Moodboarding é um conceito super interessante, com o qual você certamente já se deparou, só não sabia o nome.

Moodboard é um painel de referências visuais para representar o look and feel (conceito visual) do projeto de decoração. Ele é um facilitador, já que permite que se estampe visualmente as ideias de algum ambiente da casa, exemplificando cores, texturas, formas e estilos, e facilitando a vida do cliente, que vai entender o clima que o projeto final vai começar a ter. Serve não só para projetos de Design, mas para ideias que estão em fase de planejamento visual em geral. Como por exemplo ideias de cores e conceitos para casamento; durante minha pesquisa para explicar para vocês o que é mood board encontrei vários painéis de casamentos. Vou falar um pouco no final da matéria.

O nome mood board traduz a ideia de um quadro de emoções. trata-se de um painel que vai trazer à tona, previamente, a atmosfera do projeto.

Como isso ajuda o cliente? Vou dar o exemplo da Jéssica, daqui do Blog Dentro do Casamento: criei um mood board para sua sala, onde a marcenaria já existia com suas cores e texturas, porém, sem nenhum tipo de decoração e adornos. Neste caso, usei como base as cores já existentes na sala para compor com as cores e os adornos que vão entrar, isso facilitou a percepção da Jéssica na hora de entender cores e estilos que foram adotados para o seu projeto, assim ela poderá levar o mood board quando for às lojas escolher os elementos de sua sala.

Mood Board sala de tv/ sala de jantar Jessica Dias.


Mood Board sala de tv/sala de jantar Andromeda (blog eu aceito I DO).

MOOD BORD PARA NOIVAS:

A pastinha de inspirações é a melhor forma que as noivas têm de me mostrar o que gostam, mesmo tendo diversos estilos diferentes. É a partir das inspirações das noivas que começo a conhecê-las melhor e tento entender seus desejos.

Ao colocar todas as suas inspirações em um mural, você consegue visualizar melhor seus desejos e pode passar para os fornecedores suas intenções com mais clareza e confiança. Separe as inspirações em pastinhas, como: buquês, decoração floral, paleta de cores, vestidos, etc, e compartilhe com cada fornecedor o que gostaria que fosse levado em consideração.

——————————— II——————————–

E aí meninas, gostaram das ideias da nossa arquiteta Luísa? Eu confesso que não tinha o conhecimento desse termo “moodboard” , adorei aprender mais e perceber como ele é importante e pode ser aplicado tanto na festa do casamento como na montagem no apartamento, em especial se você já tem apartamento “meio” montado.

A importância vem da facilidade de visualizar itens que adornam e podem compor com harmonia seu lar. Muitas de vocês já moram sozinha ou moram com o noivo, então, para economizar, nada melhor que aproveitar o que já se tem e ajustar com novas peças que irão fazer toda a diferença na decoração.

Se você quiser orçar com a Luisa, não esquece de mencionar que é minha leitora, porque ela certamente fará diferencial de valores para você. Porque quero todas vocês com apartamentos e casas aconchegantes e bem decorados, mas cabendo no bolso de cada uma.

Grande beijo!

E até a próxima!