Hello noivalândia ! Só em falar nesse nome D.O.C.E aposto que já vem algumas imagens na cabeça né? ahhh, que perdição! Hoje vou te ajudar sobre muuitos detalhes que farão a diferença para você arrasar com seus doces.

1.QUANTOS DOCES DEVE TER NA FESTA DE CASAMENTO?

R: Normalmente calcula-se entre 5 a 6 doces por pessoa, podendo misturar doces finos e brigadeiros gourmets nesse cálculo. Mas deve-se levar em conta alguns fatores:

O primeiro fator é o tempo da festa. Essa quantidade de 5 a 6 doces, pode ser incluída no tempo de 4 à 5 horas de festa.

Se sua festa for a partir de 6 horas de duração, é recomendado aumentar o número, podendo ser 01 doce por pessoa a cada hora. Então se a festa tiver 6 horas pode ter 7 doces por pessoa . Se for uma festa de 03 horas apenas e intimista, então pode reduzir um pouco a quantidade colocando 3 a 4 doces por pessoa.

Segundo fator é onde ficarão os doces da festa. Se a mesa de doces ficar próximo da pista de dança, há uma tendência das pessoas irem mais na mesa de doces procurarem por eles.

Então, o segredo é pensar na festa como um todo e avaliar alguns detalhes que podem ser peculiares do seu casamento e que farão diferença na escolha da quantidade. Mas a média fica entre 5 a 6 doces mesmo.

Uma obs: nos casamentos que tenho ido cobrir não costuma sobrar N.A.D.A porque as pessoas em 2 segundos atacam T.U.D.O ! Muito louco né? Rola sempre uma galera ao redor da mesa.

2. QUANTOS SABORES VARIADOS DE DOCES DEVE TER?

R: Costuma-se dizer que o ideal é de 8 a 10 variedades de doces. Mas não precisa se preocupar ter a mesma quantidade de cada doce. O ideal é escolherem a maior quantidade para os sabores que têm mais saída. Essa resposta a empresa que você for contratar vai saber te dar.

3. QUAL O PRAZO PARA CONTRATAR OS DOCES DO CASAMENTO?

R: O melhor período para contratar esse serviço é  de 6 a 5 meses antes do casamento. Lembrando que a empresa de doces consegue entregar mais de um casamento por dia, então não precisa ficar tão preocupada de contratar com uma antecedência maior que essa. 😉

4. QUEM É  O RESPONSÁVEL POR ENTREGAR OS DOCES NO LOCAL DA FESTA E QUEM DEVE COLOCAR OS DOCES NA MESA DO BOLO?

R: Bom, será que isso passou pela sua cabeça? rsrs.

A entrega dos doces na festa precisa ser definida com a empresa de doces que você irá contratar e varia para cada empresa. Algumas empresas fazem entrega e outras não. Algumas cobram frete para entregar e outras não. Então as vezes, na correria, essa informação pode passar batida e para que não haja nenhuma surpresa desagradável é bom saber e poder se organizar quanto a isso, caso precise.

E quanto ao responsável para a arrumação dos doces, tem cerimonial com copeira que tem o costume de arrumar. Algumas cerimonialistas fazem essa arrumação e tem empresas de doces que elas mesmo fazem a arrumação de seus doces em cada evento. Então veja com quem ficará essa tarefa. Pergunte primeiro a empresa de doces se ela faz isso.

5. FORNECEDOR ENTREGA DOCES NA FORMINHA?

R: Deve verificar com a empresa de doces se eles entregam os doces já na forminha de acetato que é a forminha transparente bastante usada. Se a empresa não entregar e a noiva quiser usar essa forminha, deverá comprá-las e é legal entregá-las para empresa dos doces. Lembrando que dependendo de como os doces ficarão dispostos e o formato dos mesmos a forma de acetato não é usada. Então pode ver essa questão também com a empresa.

Caso a noiva queira usar a forminha de papel deve verificar se a empresa de doces irá colocá-los nessas forminhas. Estas costumam ser mais delicadas e com mais detalhes, diferente das de acetato, o que pode interferir no tempo de entrega da empresa e no valor, mas isso varia de empresa para empresa. Se a empresa não fizer isso e você tiver fechado com ela, precisará definir quem irá fazer essa tarefa. Pode tentar com uma das pessoas que citei em relação a arrumação dos doces.

No meu estado do Espírito Santo, está cada vezes mais comum as noivas usarem apenas a forminha de acetato ou até nem usam nenhuma forminha, pois muitas gostam dessa pegada mais clean. Portanto, os fornecedores capricham na apresentação de seus doces porque sabem que ficam bem aparentes na mesa. Vou mostrar exemplos de como estavam expostos os doces da 2ª edição do meu evento com a parceira Dayse: Jack e Julie Wedding.

Esses doces estavam na mesa principal. São obra de arte do Chef Brenno Toledo.

Atenção: Cenas Fortes!

Vou mostrar a mesa principal dos doces:

Esses doces abaixo são da Anita. Uma verdadeira coleção de explosão de sabores. Eles ficaram na mesa de saída juntamente com os alfajores.

6. COMO OTIMIZAR O TEMPO NA ESCOLHA DO FORNECEDOR DE DOCES?

R: Para acelerarem esse processo é legal entrarem em contato primeiramente pelo whatsapp solicitando o cardápio com as opções de doces. Por meio dele vocês avaliam as opções de doces e até os valores, para quem estiver com o orçamento bem direcionado para cada item do casamento. Gostou do que viu, ai você agenda uma reunião e faz a degustação. Essa peneira tem por objetivo evitar frustrações e perdas de tempo.

Muitas dicas maras né?

Ah se você ficou super curiosa sobre o evento Jack e Julie Wedding e quer ver todas as inspirações, fornecedores e muita tendência que rolou, só clicar aqui!

Fotos: Sintonia Fotografia