Hoje nossa amiga e colunista do blog Luísa Guzzo (instagram: @luguzzoarquitetura) vai trazer para a gente dicas preciosas para a escolha do sofá de casa.

Essas dicas teriam sido muito úteis quando fui comprar meu sofá no início da vida a dois. Comprei um e até hoje me arrependo. Ele não é muito confortável para tirar um cochilinho que eu adoro antes de ir dormir de verdade na cama 😓.

Mas sabe como é né, início de casamento, pouca experiência, a gente vai fazendo algumas besteirinhas que com o tempo percebemos que poderia ter sido diferente. Por isso que além de fotos de casamentos maravilhosos, sempre busco trazer aqui para vocês algumas dicas especiais sobre a vida de casada.

Outra questão que acredito importante abordar é que muitas vezes não queremos procurar orçar com arquiteta por medo de achar que irá extrapolar o orçamento.Porém, certamente te ajudará e muito a obter gastos com mobílias e objetivos que não se enquadram para o que precisa.

Por isso, a Luísa é super procurada por casais que estão começando a vida a dois, pois seu valor é na medida justa e adequada para que você possa bancar com o serviço de uma arquiteta.

Vamos desmistificar de uma vez por todas que serviço de arquiteto é para ricos e que é um serviço de luxo. É nada mais nada menos que praticidade e segurança.

Será que a escolha de um sofá é um motivo de stress entre os casais?!

Se a resposta foi sim, podemos resolver isto com algumas dicas que vão facilitar sua vida na hora da escolha. Comece definindo o ambiente que ele ocupará e a função que desempenhará e siga as dicas para não errar na escolha!

Bom para um cochilo, namorar e curtir um filme com pipoca ou uma sessão de desenho com as crianças, o sofá é, sem sombra de dúvidas, um dos grandes protagonistas da casa. Talvez por isto, seja tão difícil defini-lo. Não é um item barato, por isso, é bom que a escolha seja CERTEIRA!

TAMANHO:

Em torno do sofá, é necessário ter, no mínimo, 70 cm de circulação. Vamos a uma dica simples: marque no chão as medidas do sofá que pretender comprar, assim vão ter uma ideia melhor de quanto espaço ele vai ocupar. Um sofá muito grande para o espaço pode ser um incomodo no futuro.

FUNÇÃO:

O sofá pode ser colocado em diversos ambientes (sala de estar, sala de TV, escritório e até no quarto…). Nas salas de TV, os modelos superconfortáveis, com espuma macia e tecidos de toque suave, são bem-vindos, assim como assentos mais profundos ou sofás retráteis, encosto mais alto e, se possível, móvel para ampliar ainda mais o conforto das sessões de cinema em casa. Já a sala de estar, não pede todo este conforto, o que pode ser aliado a algo mais clean, com dimensões reduzidas linhas mais retas, e dimensões reduzidas.

Obs: EU, Jéssica Dias, comprei um sofá de sala de estar para assistir TV e tirar meu cochilo 😩. Meu modelo de sofá é igual este primeiro a seguir.

TECIDO:

No quesito resistência, o couro e o courino estão no topo do ranking. São ideais para quem tem crianças, já que a limpeza é simples: basta um pano úmido com espuma de sabão de coco.

Em ambientes cujo conforto é prioridade, escolha os revestimentos de fibra natural, como o linho. Para facilitar a manutenção, vale a impermeabilização. Mas, se tiver pets, fuja destes revestimentos, pois puxam fio com facilidade 😼.

A higienização dos sofás com revestimento de fibra natural também é um pouco mais difícil, sendo mais recomendável a lavagem a seco, mas para nos ajudar, já existem no mercado diversas empresas de limpeza de sofá. E ao final do post irei indicar uma empresa que recebi na minha casa para limpeza do meu sofá e amei!

Uma dica boa é manter uma manta de cor neutra sobre o sofá, um charme aliado a proteção do sofá.

CORES:

Antes de se decidir por uma cor clara ou escura, avalie a “base” do ambiente, as cores do piso, das paredes e dos demais móveis existentes.

Se suas paredes e piso são claros e você decidir usar um sofá claro procure usar almofadas com texturas naturais ou cores vibrantes para a decoração não ficar sem graça.

Assim como nas roupas, tecido de cor escura esconde melhor possíveis manchas e, portanto, são mais indicados para quem tem filhos/marido desastrados. Se optar por um sofá de cor escura e seu piso também for escuro, use um tapete claro para criar contraste e destacar o sofá.

Se você desejar orçar o trabalho da Luísa Guzzo, não esqueça de falar que é minha leitora e/ou seguidora, porque ela faz um preço TOP!

O instagram dela: @luguzzoarquitetura / whatsapp: (27) 99959-0398

Ahhh Segue a indicação da empresa que fez a limpeza do meu sofá: @perfectclean_ / whatsapp: (27)99921-7261

A Perfect Clean é uma empresa séria no mercado. É um braço da Garantia Soluções (renomada e líder na área de dedetização do Espírito Santo).

Gabriel proprietário da empresa liberou um super desconto para vocês de 30% (TOP né?)

 

MUUUITAS DICAS ÚTEIS NÉ?

Te vejo no próximo post 😉

beeeijoos!