A era digital tem mudado bastante o perfil dos casais que estão nos preparativos para o dia do grande sim. Antigamente a busca de informações eram feitas através de revistas, eventos de noivas e idas aos fornecedores, mas hoje em dia, a internet tem sido muito usada para a busca de inspirações, orçamentos e também como  ferramenta de primeira escolha para contatar os fornecedores.

Com toda essa evolução da digitalização, surge a pergunta: Pode enviar convite de casamento digital? Convite impresso ou digital?

É claro que não é proibido enviar um convite de casamento digital, mas também é importante lembrar que este tipo de evento pede algo mais formal desde sua preparação até sua execução, e os convites impressos fazem parte desta formalidade esperada por todos e nem sempre é possivel contar com a tecnologia.

O primeiro contato que o convidado normalmente vai ter com o seu casamento é através dos convites. Costumo dizer que os convites são a porta de entrada do seu casamento, pois neles está um resumo de como será o dia. É possível já saber não só as informações importantes como local e data, mas também qual vai ser o estilo que o casal escolheu para celebrar seu amor.

Como existem vários tipos de casamento, ao abrir o convite é importante que os convidados  consigam identificar o que deve  se esperar da festa e inclusive ter ideia de como se vestir ou calçar. Além de  garantir que os convidados se sintam queridos por poderem participar de um momento tão especial da sua vida.

O casamento é um evento diferente e, porque independente do tamanho da celebração matrimonial, ele sempre possuirá sim um clima de formalidade. Por isso, o convite de casamento impresso ainda é sim muito popular e mais desejada. Ele é muito útil, principalmente para as pessoas de mais idade, que sempre esperam receber um convite impresso.

Lembre-se: o intuito de um convite de casamento não é ser guardado, mas sim trazer o seu convidado para a festa.

Os casais que estão determinados a fazer apenas o convite digital, sempre se questionam sobre a impressão dos convites com a seguinte pergunta: Os convidados vão jogar os convites no lixo?

Este é um dos argumentos mais comuns quando o assunto são os convites de casamento. Mas não agimos do mesmo jeito com o quesito decoração de casamento que  possivelmente será jogada no lixo, assim como as sobras do seu buffet de casamento, por exemplo, mas isso  não faz descartados  estes itens de nenhuma festa.

Não estamos aqui, querendo desencorajar  e proibir ninguém a realizar apenas o envio dos convites de forma digital, estamos apenas querendo causar uma reflexão. Certo?

Se o casal realmente desejar enviar convites de casamento digitais, precisa saber que é muito difícil abrir mão completamente dos convites impressos. Afinal nem todos gostam muito de computadores ou mesmo usam aplicativos de troca de mensagens ou e-mails e precisarão receber o convite impresso em mãos. Existe toda uma geração ainda não adaptada as tecnologias de acesso à informação que para as novas gerações, já são super normais.

Se houver o envio do convite virtual e impresso, ambos dever ser iguais,  contendo as mesmas informações detalhadas e permitindo que o convidado se organize com antecedência. Além disso, também vale lembrar que o convite de casamento é a primeira apresentação do evento aos seus convidados e, por isso, é fundamental que todos sigam uma mesma identidade visual, independente da forma de envio.

Uma dica é : Faça seu “save the date” digital, sem medo de errar. Mas o que é isso? Vou explicar:

O “save the date” tem por objetivo anunciar a data do casamento com mais antecedência que o convite, de forma que as pessoas já guardem aquela data para estarem presentes no dia. Muitas vezes já tem como o casal saber quem não poderá comparecer ao casamento. Às vezes a pessoa já possui uma viagem marcada e paga, por exemplo. E até pouco tempo atrás as pessoas mandavam pelos correios ou entregavam um cartão do “save the date”. Mas, além do custo, isso gasta mais um tempo que hoje é tão valioso para todos nós.

Sendo assim, uma super dica é pagar algum designer para fazer essa arte digital para você ou se aventurar em aplicativos que oferecem templates já praticamente prontos. Um deles super usado e gratuito é  o “CANVA”. Já vi várias artes produzidas pelas próprias noivinhas e ficou lindo demais.

Com essa arte pronta é só enviar pelo WhatsApp com uma mensagem de texto complementando  a imagem. Até para a pessoa que vai receber a arte digital e não abrir, por achar que são aquelas mensagens que encaminhadas para todo mundo de “bom dia” , “boa noite”….

Vamos enumerar três vantagens e desvantagens para o envio do convite digital. Assim esperamos ajudar os noivinhos a se decidirem sobre a forma de envio.

Vantagens:

  • É possivel criar de forma rápida o modelo do seu convite, de forma personalizada através das inúmeras gamas de modelos virtuais existentes.
  • É possivel enviar de uma única vez, e sem custo a todos os convidados que possuem acesso a rede de internet, com o recebimento imediato, até mesmo para pessoas que moram no exterior.
  • Terão uma economia neste item, já que não gastarão com a impressão, serviço de calígrafo e de envio dos convites pelos correios.

Desvantagens:

  • É possível que alguns convidados encarem a entrega dos convites virtuais como um gesto de frieza e não valorizem a data como deveria.
  • É possível que alguns convidados não tenham acesso ou habilidades com os meios digitais e por isso não terão acesso ao convite do seu casamento, principalmente os idosos.
  • A participação de possíveis penetras em seu casamento, já que a facilidade de replicação do convite pelas redes é muito mais fácil e que o mesmo seja enviado indevidamente a outras pessoas.

E ai, qual o tipo de convite você vai escolher para o seu grande dia? 

Espero ter ajudado com as dicas!

Beijos e até a próxima!

Fonte da foto: Maria Lunna Eventos