Oie meus amores! Td bem?
Hoje vamos abordar o tema da cerimônia das areias. Essa cerimônia está cada vez mais difundida entre os casamentos.
História
Existe uma teoria de que a cerimônia das areias surgiu da antiga tradição hebraica, denominada Pacto de Sal. Ela era utilizada para selar acordos, uma vez que misturado o sal, não teria como separá-lo. Outra teoria se refere a um costume havaiano onde os noivos levavam as areias das suas praias para as cerimônias por acreditarem que traria sorte no casamento, de forma que a areia selava a união do casal para sempre.
Significado
O significado se baseia nas histórias que relatei acima. Ou seja, a cerimônia das areias representa a união de duas pessoas que se amam, de forma que uma vez que as areais se fundem, não tem como mais separá-las, assim como o amor do casal.
É importante que os noivos escolham essa cerimônia apenas se sentirem bem conectados com sua simbologia, não façam escolhas por modismo!
Como funciona?
Existem duas formas de fazer a cerimônia das areais.:
A primeira é apenas o casal. Cada casal terá um vaso/jarra de vidro transparente com uma cor de areia e no momento dos votos ou durante a fala do celebrante, direcionada para esse tipo de cerimônia, os noivos irão jogar a areia de seus respectivos jarros num jarro de vidro vazio maior e também transparente, assim a areia de ambos irá se fundir.
A segunda forma é quando há participação dos padrinhos, amigos ou algum familiar dos noivos. Durante a cerimônia o celebrante irá falar sobre uma determinada cor que os noivos tenham escolhido e sua simbologia e chamará pelo nome a pessoa que irá despejar aquela areia da cor mencionada no jarro principal, de forma que ela irá se fundir com as demais areias. Nessa segunda opção, os padrinhos e/ou amigos são os primeiros que despejam suas areias no vaso maior, seguido dos pais e por últimos são os noivos.
Quando tem a participação de mais pessoas, o ideal é que o jarro principal seja o maior, seguido pelo tamanho dos jarros dos noivos e depois jarros menores com as demais cores escolhidas.
O casamento mais recente que eu cobri teve a cerimônia das areias e foi nesse segundo formato que relatei acima. Achei super especial, pois no momento em que o celebrante ia falando do significado de cada areia ele chamava a pessoa escolhida pelos noivos para despejar aquela areia no jarro de vidro. É um momento muito especial, por isso, sugiro que caso os noivos optem por colocarem mais pessoas participando desse ritual, que escolham pessoas de extrema intimidade e confiança do casal.
Os vasos que serão utilizados já ficarão no altar arrumados antes da cerimônia com suas respectivas areias, o único vaso que ficará vazio será o que todos irão despejar as areias. Isso facilitará a logística desse momento.
Significado das cores
Os noivos têm liberdade para escolherem as cores que desejarem, mas antes da tomada da decisão, é importante que conheçam o significado de cada cor e escolham as que mais se conectam com o casal.
Dourado: simboliza riqueza
Preto: Mistério, fantasia, se associa a luxo e sofisticação
Branco: Representa paz, calmaria, pureza.
Vermelho: Tonalidade relacionada à paixão, ao desejo.
Amarelo: Prosperidade, otimismo, descontração.
Azul: Fidelidade, sutileza e lealdade.
Rosa: Saúde, romantismo, beleza, sensualidade.
Verde: Esperança, vigor, relacionado também à calmaria.
Laranja: Alegria, vitalidade, prosperidade.
Lilás: De tom suave, remete à espiritualidade e intuição.
Castanho: Resistência, maturidade, consciência, estabilidade.
O momento exato de realizar esse ritual será combinado com o celebrante. Geralmente o celebrante já tem uma programação para esse tipo de celebração.
O legal é que esse vaso com as areias fundidas serve como objeto de decoração para a casa. Uma dica é que o vaso tenha uma tampa ou lembrem de isolar a abertura dele com papel filme, ou algo do tipo, para não sair areia dele no momento que que transportarem até a casa.
Foto dos nossos parceiros: Juliana e Fagner Fotografias/@julianaefagnerfotografias : Conheça mais do trabalho deles clicando aqui.