Oie meninassss, o post de hoje está imperdível: A noiva pode atrasar? Convidados podem levar um acompanhante?

As respostas para essas e outras dúvidas farão o seu grande dia ser inesquecível apesar de ser repleto de protocolos e cerimônias, os casamentos estão cada vez mais respeitando o estilo dos casais. Porém, algumas recomendações permanecem imutáveis para tornar realidade o dia mais especial de sua vida. Confira quais são as dicas para noivos e convidados que ajudarão o seu casamento a ser perfeito:

Não chegar atrasado:

Atrasos são deselegantes em qualquer situação. A regra vale para convidados, para o noivo e até mesmo para a noiva.

Se você foi convidado para um casamento programe-se para sair de casa cedo. Considere que o trânsito, o trajeto desconhecido e a busca de um lugar para estacionar o carro podem interferir e, ao chegar mais tarde, você irá chamar a atenção.

Para os noivos, cumprir o cronograma do casamento é um sinal de respeito e consideração aos convidados. Além disso, em alguns locais, chegar cinco minutos mais tarde pode refletir no planejamento do espaço de eventos, da equipe da cozinha, do fotógrafo e assim por diante.

Como no Brasil existe o hábito dos atrasinhos, as noivas estão se programando começar a cerimônia com 30 minutos após o horário estipulado no convite, para dar tempo dos convidados chegarem.

Confira o dress code:

Convidados devem verificar no convite qual é o traje ideal para a ocasião. Chegar ao local com a roupa equivocada demonstra indiferença e falta de consideração para com os noivos, que pensaram com carinho em cada detalhe.

De forma geral, a cor branca deve ser evitada pelas mulheres para que a noiva se destaque. Cores fortes, como vermelho e azul turquesa, e estampas muito extravagantes também podem ser muito chamativos. Não é proibido, mas de modo geral as cores fortes precisam serem analisadas se condiz ou não com o estilo do casamento.

Mas como perceber? pelo convite, perfil dos noivos, local da festa e etc.

Algumas celebrações demandam uma veste especial – uma cor, um tecido, um acessório. Fique atento a esse detalhe para contribuir para que os noivos tenham o casamento que sonharam.

Não exagerar na bebida:

A maioria dos casamentos inclui bebidas alcoólicas liberadas para que a comemoração seja ainda mais animada. No entanto, você jamais deve beber além da conta.

Noivos ou convidados embriagados acabam dando trabalho redobrado para quem está sóbrio. Eles podem apresentar um comportamento imprevisível, criando conflitos que não serão uma lembrança agradável para o grande dia.

Portanto, evite beber demais. Escolha um tipo de bebida e procure manter-se bebendo apenas essa opção durante toda a festa, alternando com água natural. Reserve um espaço para o espumante, essencial para fazer o brinde aos noivos.

Agradecer aos convidados e cumprimentar os noivos:

Os noivos passaram meses organizando o casamento e convidaram apenas pessoas especiais para compartilhar esse momento. Os convidados contam com um agradecimento e os recém- casados esperam um reconhecimento.

Atualmente, está em desuso o hábito dos noivos circularem pela festa para receber os votos e agradecer a presença dos amigos e familiares. Muitos casais preferem dizer algumas palavras ao microfone e começar as comemorações.

No entanto, um bom convidado sempre deve procurar um momento propício para cumprimentar os noivos – na pista de dança, no bar, no fim do evento. Se não for possível, envie um cartão com seus votos ou uma mensagem delicada pelo celular.

Não levar docinhos para casa:

Absolutamente tudo em um casamento é planejado, inclusive a quantidade de docinhos que estão disponíveis. Como você não participou do planejamento, não é possível saber se há docinhos a mais. Portanto, demonstre bom-senso e prove os doces apenas durante o evento.

Por mais irresistíveis que eles estejam, não encha a mão e não vá abastecendo a sua mesa até ver a mesa de doces vazia. Tenha bom senso ao pegar uns docinhos a mais e levar até a mesa para ir comendo na festa.

É extremamente deselegante levar bolsas específicas de casa para abastecer com os doces do casamento.

Em alguns casamentos, os noivos já estão providenciando uma quantidade extra de doces, principalmente bem-casados, para que os convidados possam se deliciar em casa estão oferecendo sacolinhas personalizadas.

Respeitar as preferências do casal:

Cada casamento é único, preparado por um casal que possui gostos e vontades particulares. O grande dia é o momento ideal para transformar tudo o que ele deseja em realidade.

Os noivos devem manter-se fiéis a seu estilo durante todo o casamento. Se eles desejam quebrar o protocolo, mudar o cronograma ou acrescentar um novo detalhe, eles podem e devem fazer isso.

Não cabe aos convidados julgar cada decisão tomada pelos recém-casados. Os convidados podem ter as suas próprias opiniões sobre o evento, porém, jamais repassá-la aos noivos de uma forma negativa, pois eles só querem que todos estejam felizes no momento mais importante de suas vidas.

Não levar pessoas que não foram convidadas:

Levar desconhecidos ou acompanhantes ao casamento que não foram convidados pelos noivos é uma verdadeira gafe. Se eles não receberam o convite, é porque o casal não deseja celebrar esse dia com eles. Para não errar, fique atento ao convite de casamento.

Se for nominal, quer dizer que apenas você está convidado. Se você não conhecer ninguém pergunte ao RSPV se é possível incluir um acompanhante. O responsável irá verificar com o casal e então retornar para você. Se estiver escrito “ao senhor e família”, é possível levar esposa/marido e filhos. Porém, filhos muito pequenos ou maiores de 21 anos talvez não sejam esperados. Verificar se existe o convite individual, pois se existir a quantidade permitida é a mesma do número de convites individuais anexados ao convite. Confira essa informação antes do grande dia.

Além disso, nunca deixe de confirmar a sua presença. Os fornecedores contam com o RSPV para se organizar para o evento, principalmente em um mini wedding , e presenças inesperadas podem acarretar em desordem durante o casamento.

Esse texto foi montado pela Tainá da SEO marketing juntamente com Jéssica do Dentro do Casamento.