Hoje é dia de coluna sobre educação financeira para casais e o tema é “03 motivos para contar com uma assessoria de investimentos”. Os nossos colunistas da Assessoria de investimentos da Valor, trouxe esse conteúdo muito esclarecedor.

A pandemia e o cenário que observamos em 2020 foram a prova viva de que todos precisamos de uma reserva de emergência para períodos de instabilidade e os investimentos vem de encontro com essa realidade. Para te ajudar nessa empreitada, aproveite para conferir esse passo a passo para organizar suas finanças em 2021.

No entanto, dar o primeiro passo sozinho (a) pode ser, realmente, desafiador – motivo pelo qual muitos de nós acabamos adiando e adiando essa atitude. Mas estamos aqui para aprovar que essa ideia não precisa ficar apenas do campo dos sonhos. Com uma assessoria de investimentos de qualidade, ela pode se tornar realidade.

Um assessor de investimentos executa diversas funções que ajudam na conquista da independência financeira. Pensando nisso, separamos neste artigo 3 motivos para você contar com uma assessoria de investimentos para ajudar você nesta empreitada.

Quer conferir? Continue a leitura!

O que é a assessoria de investimentos?

Uma assessoria de investimentos é um serviço profissional que ajuda a amparar a tomada de decisão de um investidor. O trabalho é realizado por um assessor – também conhecido como agente autônomo de investimentos.

O profissional deve ser certificado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pois a profissão é regulamentada. Além disso, é preciso ter aprovação na Ancord para atuar no mercado financeiro.

Como funciona o serviço?

O assessor de investimentos atua sempre ligado a uma corretora de valores. Ele pode trabalhar tanto como Pessoa Física quanto jurídica. Durante o cumprimento de seu papel, ele apresenta e explica ao investidor as alternativas de investimentos.

Como acompanha cada cliente de perto, ele pode mostrar as opções alinhadas aos objetivos e necessidades de cada um. Unindo essas informações a um conhecimento constante do que se passa no mercado financeiro, ele consegue ajudar o investidor.

Assim, a presença do profissional é uma forma de ter informações de qualidade sobre os investimentos. Ele não toma decisões por você, mas com os conhecimentos passados por ele é possível fazer escolhas mais conscientes.

Conheça 3 motivos para contar o serviço

Contratar uma assessoria de investimentos pode trazer diversas vantagens para você na hora de investir. Conheça 3 delas a seguir!

1. Mapeamento constante do cenário de investimentos

Nem sempre os investidores dispõem do tempo necessário para pesquisar, analisar e escolher os melhores investimentos para si. Nesse contexto, o assessor pode ser um grande aliado, pois atualiza você com dados pertinentes sobre o mercado.

Ele realizará um mapeamento constante — considerando sua tolerância aos riscos, expectativas, sonhos etc. Assim, estará sempre conectado à sua realidade, mesmo que seus objetivos se transformem com o tempo.

Agora você já sabe que ao contar com a orientação de um especialista isso não é mais problema: ele estará constantemente atualizando-o com os dados relacionados ao mercado, considerando sempre sua expectativa, sonhos e é claro, os próprios riscos associados.

2. Planejamento e diversidade de investimentos

O serviço de assessoria também auxilia no planejamento para os seus investimentos. Muitos investidores deixam de fazer investimentos – ou fazem aportes por impulso – por não contarem com auxílio na hora de montar o portfólio.

Ao investir munido de informações confiáveis, por outro lado, você chega mais próximo de suas metas de curto, médio e longo prazo. Além disso, por estar vinculado a uma corretora de valores, o assessor pode ampliar suas possibilidades de investimento.

Isso porque muitos brasileiros ainda se limitam às aplicações de bancos, o que é compreensível, uma vez que nem todos dispõem de tempo (ou até mesmo interesse) para conhecer a fundo cada uma de suas opções no mercado de investimentos. Nesses casos, as opções são menores e as condições podem não ser tão vantajosas.

E pasme: há até quem acabe perdendo dinheiro (considerando as variações das taxas de juros e inflação básica). Dá só uma olhada em nosso artigo sobre investimentos melhores do que a poupança. Por outro lado, as corretoras têm diversas possibilidades de emissores diferentes em títulos, Fundos de Investimentos e outros. Vale a pena conferir.

3. Personalização é a palavra-chave

O investimento do seu amigo definitivamente pode não ser o ideal para você. A propósito: você já sabe em qual ciclo da vida financeira você está?

Por fim, a assessoria de investimentos dará a atenção necessária para que cada particularidade de seu perfil financeiro seja respeitada. O foco é no cliente. Afinal, o profissional apresenta alternativas de acordo com o que você busca — e a decisão é sua!

A personalização é um fator fundamental para os momentos de crise. Ela permite a tomada decisões que protejam seu patrimônio. Mesmo em 2020 — um ano difícil para muitos, aqueles que contaram com esse serviço puderam investir melhor.

Por fim, vale lembrar que o serviço é gratuito. Assim, você pode contar com todo suporte do agente autônomo sem precisar pagar por isso.

Agora você conhece o serviço de assessoria de investimentos e viu três motivos para contar com uma. Que tal conversar com um assessor e saber como ele pode ajudar?

Permita ser auxiliado por quem entende do assunto

A essas alturas do campeonato pode ser que você já esteja convencido(a) de que contar com uma assessoria de investimentos ainda neste ano é a melhor opção para o seu bolso, seus investimentos e, é claro, seus planos de curto, médio e longo prazo. A propósito, aproveite o embalo para conferir o artigo sobre como conquistar a Independência financeira do Blog Vai Investir.

Aproveite também para conferir um pouquinho mais sobre o mundo dos investimentos e finanças em nas redes sociais da valor investimentos/ vai invetir: Facebook, Instagram ou Youtube.

Para ver mais conteúdos dessa jornada do conhecimento financeiro do blog Dentro do Casamento só clicar aqui.